sábado, 18 de julho de 2015

Shadow of the Colossus: Uma obra de arte

Olá novamente povo! Esse é o segundo post de hoje!

Como puderam ver no título, eu vou falar sobre o meu jogo preferido: Shadow of the Colossus.
Aqui eu vou falar sobre o jogo: A história, a jogabilidade, a ambientação, a trilha sonora e os colossos
Tenho que dizer que aqui não irá haver nenhum spoiler do jogo. Apenas o começo da história será falado.


Vamos começar então!



Primeiramente, vamos falar um pouco do jogo.

Shadow of the Colossus é um jogo em terceira pessoa. O jogo foi lançado no Japão em 2005 e para fora do Japão em 2006. O jogo é da incrível empresa Team Ico, e dirigido pelo mestre Fumito Ueda. No começo ele era somente de PS2, mas no Ps3 ele está em HD e é uma ótima experiência para quem tem.

Agora, vamos partir para a história:

Olha gente... Esse jogo é muito interpretativo! Cada um tem sua versão de interpretação e opinião. Mas a história, para quem prestou atenção, é essa que vou falar.

Primeiro vamos falar do protagonista: O Wander. Ele é um garoto, de aparência jovem, que roubou uma espada muito preciosa: A Espada Ancestral. Ele tinha o objetivo de salvar uma donzela (que parece ser a sua namorada), chamada Mono. Ela foi morta, por acreditarem que ela tinha um destino amaldiçoado.

Junto com sua égua chamada Agro, a levou até a terra proibida, chamada de Forbidden Lands. No templo da adoração, Wander a coloca em um altar. Porém, espécies de “sombras” aparecem para intimida-lo. Wander pega sua espada e tenta as expulsar dali. Naquele momento, uma entidade se revelou para Wander: Dormin. Ele era conhecido por ter poderes “inimagináveis” e por ter feito algo IMPERDOAVEL.

Wander pediu para Dormin ressuscitar Mono, e explica porque foi morta. Dormin, que não é bobo nem nada, fala que só vai ressuscita-la se ele matar, com a espada ancestral, vários colossos, que representam cada Ídolo (no total 16). Eles estão espalhados por toda aquela terra.
 Porém, Wander terá que pagar um preço MUITO caro devido a isso. Wander, sem excitar, aceita o trato e aqui que você começa a jogar!

Um personagem que você irá ter muita raiva e apego é a Agro. Ela que te leva aos colossos do jogo, pois andando que Wander não iria. Há batalhas que é obrigatório ela ser usada. Um fato curioso é de que os criadores a criaram com um extinto de um animal: nem sempre ela te obedece (e acredite, ela faz isso quando você menos querer).

Vamos para a jogabilidade:

A jogabilidade desse jogo é bem complexa no começo. Ao longo do jogo você vai entendendo  e aperfeiçoando melhor.

Wander pode correr, pular, se pendurar, nadar, cavalgar na Agro, fazer manobras (ou acrobacias) nela, atacar com a espada, esquivar... É um bixão mesmo.

É OBVIO que tem estratégia no game. Cada colosso tem uma maneira diferente de matar e chegar ao seu ponto fraco (ou ponto vital se preferir).

Mas o que é o ponto vital?

É um ponto onde você tem que dar o dano no colosso. Lá onde ele perde parte da vida (ou toda a vida). Há vários colossos que têm mais te um ponto fraco.  Você, companheiro, tem que subir escalar o colosso, achar o ponto vital (que também não é facilmente acessado na maioria das vezes), lidar com a sua estamina (sim, pensa que é fácil subir? Magina iludido, sabe de nada, inocente) que acaba enquanto Wander fica pendurado e a sua barrinha de vida (Claro, pensou que Wander fosse imortal?)!

Para ajudar nas batalhas, há um arco e flecha que Wander carrega. Além disso, ele mata os lagartos de rabo branco que ficam escondidos (e aumentam sua estamina) e frutas (que aumentam sua barrinha de vida).

Lembra do “preço caro” que o Dormin disse?
A cada colosso, marcas aparecem no corpo e sua aparência vai ficando cada vez pior, surgindo chifres.

A ambientação é INCRIVEL. Têm florestas úmidas, rios, desertos, templos (além do “templo da adoração”) planícies... Tem de tudo, sério!

GENTE... O que falar da trilha sonora????? MEU ÓCULOS!!!! É AWESOOOOOOOME

Ouçam cada música orquestrada com atenção! É tudo vindo da Team Ico, nada é plágio!
Vou deixar um vídeo, caso quiserem ouvirem.


Agora os colossos!

O primeiro deles é chamado Valus.
Ele é um dos que mais marca os jogadores.
Ele é semelhante a um minotauro e é um colosso que possui uma inteligência própria (mesmo que pareça ser pouca quando jogamos). É um colosso que possui um Tacape como arma. 

Colosso Valus
O segundo é o Quadratus. 
Ele é semelhante á um Touro, porém há apenas um chifre inteiro em sua cabeça (o outro está quebrado ao meio).

Colosso Quadratus
O terceiro é o colosso é o Gaius. 
Ele é semelhante a um guerreiro. Ele também possui uma “arma” em uma das suas mãos. Gaius é um dos colossos que aparenta ter uma inteligência própria.

Colosso Gaius
O quarto é o Phaedra. 
Ele se assemelha a um cavalo. A arena dele é uma das mais lindas de todo o jogo.

Colosso Phaedra
O quinto é o Avion. 
Ele é semelhante a uma águia. A batalha dele é única, sendo muito aclamado pelos jogadores. Avion é um dos colossos passivos do jogo.

Colosso Avion
O sexto é Barba.
Ele é semelhante a um minotauro (só que barbudo :V). Barba também é um dos colossos que aparenta ter uma inteligência própria.

Colosso Barba
O sétimo é o Hydrus. 
Ele se assemelha a uma enguia. Sua batalha é muito boa e única, também marcando a memória de vários jogadores.

Colosso Hydrus
A partir desse colosso, corra como o Berg! Corre MESMO!

O oitavo é “A” Kuromori (sim, é fêmea). 
Ela se assemelha a um lagarto e... é para correr mesmo, pois é um dos mais agressivos.

Colosso Kuromori
O nono é o Basaran. MEU FILHO! CORRE!
Esse colosso se assemelha a uma tartaruga. Ele é um dos mais agressivos do jogo (ou é, porque ele tem mais TPM que a Kuromori. Só quem jogou sabe que O Basaran é um desgraçado na primeira vez).
Colosso Basaran

O décimo é o Dirge. NESSE VOCÊ É OBRIGADO A CORRER!
Ele é um dos mais agressivos do jogo e se assemelha a uma cobra da areia.

Colosso Dirge
O décimo primeiro é o Celosia. 
Ele é uma junção, possivelmente de touro e algum outro felino (leão ou tigre). Celosia é um dos mais agressivos e também um dos menores.

Colosso Celosia
O décimo segundo é o Pelagia. 
Ele não se assemelha a nada (vai pela imaginação dos jogadores). Sua arena é uma das mais lindas do jogo (para mim é a mais linda).

Colosso Pelagia

O décimo terceiro é o Phalanx. 
Ele se assemelha a um dragão. É um dos colossos mais adorados por ser totalmente pacífico e pela luta também ser única. Ele é meu colosso preferido de todos (informação extra xD)

Colosso Phalanx
O décimo quarto é o Cenobia (Nesse seu coração pula para fora, cuidado!).
Ele é um dos colossos agressivos e um dos menores, junto com o Celosia (É uma junção de touro e outro felino). Sua batalha é única, e é um dos meus colossos preferidos.

Colosso Cenobia
O décimo quinto é o Argus.

Ele se assemelha a um guerreiro e a um minotauro. Ele usa uma espada como arma, é um dos colossos mais agressivos e também apresenta ter uma inteligência própria.

Colosso Argus
E por último, temos o Malus (Nesse você chora...Chora... Chora... ;---------;)
Ele é semelhante a nada (vem da imaginação). É um dos mais agressivos e encerra o jogo com chave de ouro.

Colosso Malus
Esse jogo é uma obra de arte. Tudo nele faz você se arrepiar e o final... Prepare os lencinhos!
O que eu mais gosto é a trilha sonora. É original e linda. Me faz lembrar de tudo, dês da minha família até meus amigos mais próximos!

O que me impressiona é que cada detalhe foi feito com atenção e dedicação. Há até áreas que não podemos acessar (só por hacks) e que tem lugares de colisão!

As batalhas, as músicas, os cenários... Tudo é uma obra de arte nesse jogo!

Por isso Shadow é meu jogo preferido de todos!

Você que tem um Ps2 ou Ps3... COMPRE! Não vai se arrepender!


Bom gente... É isso. Espero ter ajudado você que está procurando um jogo bom (apesar de muita gente conhecer esse jogo, pois é um clássico!)!

Fontes dessa bagaça aqui:
Primeira imagem:

O resto das imagens:

Beijocas para vocês! :3

-Path


Nenhum comentário:

Postar um comentário